O que aprendi na universidade

Entrar na faculdade é um ritual que muda a vida de qualquer um. Pode não parecer, porque a mudança é meio gradual, mas aos poucos você vai se envolvendo com aquele clima menos infantil, com mais responsabilidades e, ao mesmo tempo, com muito mais diversão.
Faz quatro anos desde que entrei no meu curso, e posso dizer com toda a certeza, muita coisa mudou. O engraçado é que só pude sentir de verdade a diferença depois de passar uma tarde no campus (algo que não fazia há tempos!), conversando com alguns calouros. O “déjà-vu” começou na área dos bares, onde o pessoal costumava ficar até altas horas, conversando. Essa era uma época muito boa e meio inocente. Pena que quase tudo muda quando as aulas passam a ser de manhã, as turmas se dividem por habilitações e o estágio vira uma “obrigação”. Toda aquela animação de juntar a galera pra uma cervejinha depois da aula vai desaparecendo aos poucos…
Os planos tomam outra direção, você descobre que “o buraco é mais embaixo” e muito do que achava que seria o máximo, passa a ser um pé no saco! Ir às aulas vira um martírio, assistir algumas até o final, então… não tem jeito, enche o saco e isso acontece com quase todo mundo, em quase todos os cursos.
Mas essa tarde que passei lá novamente também me fez lembrar o longo caminho que percorri pra chegar onde estou hoje – muito mais bem resolvida, mais esperta e menos ingênua em relação a um bando de coisa (não só profissional, mas da vida mesmo)! Também percebi que, bem ou mal, nunca quero deixar de ser uma estudante, quero ter novamente aquele brilho no olhar que vi nos olhos dos calouros e as certezas tão incertas que senti nas rápidas conversas com eles sobre o futuro. De alguma forma, me fez bem! Tô quase com o pézinho fora da ECO e tá batendo aquele frio na barriga. Qual vai ser agora?!

Anúncios

Um comentário sobre “O que aprendi na universidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s