entrevista: isadora

bola_isadora

É bom quando a gente encontra por aí algumas frases que tocam a alma junto com desenhos inspiradores que gostaria de ter na parede. E hoje é dia de conversar com uma das pessoas que fazem a gente sentir isso, a Isadora, criadora da página Isadora não entende nada, que espalha pela web poesia em forma de rabiscos e doces palavras.

isadora1

Conta pra gente mais sobre você, sua história…

Eu moro em Porto Alegre – RS, mas sou da serra, de Bento Gonçalves, uma cidade menor. Tenho 23 anos e comecei duas faculdades, primeiro uma de Publicidade e Propaganda e depois de Artes. As duas eu larguei, a primeira porque percebi que andava pro lado oposto de onde eu ia,e a outra eu larguei pra fazer arte! O resto que se tem pra saber de mim é que sou sempre sobre amor. Tudo que existe, tudo que se faz, tudo que se deixa de fazer. Sempre amor.

isadora2

Quando e como começou a criar suas pinturas com textos e espalhar tudo pelo Face?

Desde pequena sempre gostei de desenhar e fazer historinhas. O meu maior problema é que eu não era muito criativa, não sabia o que fazer. Quando entrei pra faculdade de Artes voltei a desenhar e a escrever, ainda sem muita criatividade. Teve uma manhã, no 3º semestre, que tava chovendo e eu tinha que ir pra aula, mas resolvi experimentar as aquarelas que eu tinha em casa  e comecei a pintar dentro de um livro antigo. Foi a primeira vez que criei algo meu, e me senti tão bem que naquela mesma manhã eu tranquei a faculdade. Nunca mais consegui voltar, acho que me encaixo mais na rua do que na vida acadêmica.

isadora3

Criei a página no Face há pouco mais de um ano (nota da editora: e já tem quase 30 mil likes!). Fiz por insistência dos amigos, já que tudo que eu pintava ou escrevia eu postava no meu perfil pessoal. Eu não queria fazer uma página minha, parecia muita pretensão da minha parte, mas sempre despretensiosa, como ainda é. Lá coloco tudo que já saiu de mim, já não é mais meu, é de quem quiser e se alguém quiser. Não espero que gostem do que faço, mas se gostarem eu fico muito feliz.

isadora4

De onde veio esse nome ‘não entende nada’?

Um dia eu abri um livro de contos do Eduardo Galeano chamado Mulheres. Abri numa página qualquer e a primeira coisa que li foi “Isadora não entende nada”. O conto se chamava Isadora, e era sobre a bailarina Isadora Duncan. Parecia que era alguém falando pra mim, achei que era perfeito, eu não entendo nada mesmo, hehe.

isadora5

Quem te inspira nas artes plásticas e na literatura?

Ahhh, eu gosto de gente louca. São aqueles mais sentimentais e exagerados e sem forma ou perfeição, que nem o amor é. Gosto muito de Basquiat e Leonilson, que pra mim foram pura emoção. Na literatura, o Leminski e o Rimbaud, exagerados e bonitinhos e loucos e extremos. Tudo que eu sinto quando quero expressar alguma coisa, é tudo sobre o exagero.

isadora6

Como a gente faz pra ter uma arte sua?

É só me mandar mensagem pela fanpage. Mas eu não sei fazer nada por encomenda, porque, como eu disse antes, o que eu faço é realmente sincero, veio de dentro de mim, de dentro de um exagero que senti. Por isso se alguém gostar de algo que eu fiz e quiser, é só falar comigo e vou ficar muito contente, no mais, por enquanto, é só isso que tenho!

7

E dá pra encontrar um pouco da Isadora pelas ruas também? Onde?

Olha, pelas ruas, só tenho alguns resquícios de cartazes que colei por Porto Alegre com frases e desenhos de amor e que sobreviveram ao tempo e às tentativas de serem arrancados. Quero voltar a fazer isso, porque pra além disso, só uma exposição ou outra que acontece, que me acontece, que desacontece. Mas dá pra me encontrar bastante na rua, dá pra me chamar pra ir pra rua também. Eu adoro convites!

Deixe um comentário

