uniforme que liberta

11049418_1599278860290706_1563949184_n

Há umas duas semanas cheguei atabalhoada no trabalho em plena segunda-feira, algo normal..ainda mais porque tinha me atrasado escolhendo minha roupa do dia… normal também. Pra mim e pra várias pessoas mundo afora.

O libertador foi ver o compartilhamento de uma amiga no Facebook com a mensagem “o futuro é lindo’. A matéria era essa. MULHER VESTE A MESMA ROUPA PARA TRABALHAR TODOS OS DIAS HÁ TRÊS ANOS – ELA CANSOU DE PASSAR HORAS DE SUA MANHÃ DECIDINDO O QUE VESTIR.

matilda2

Não vou repetir aqui a história da moça, mas preciso dizer que a achei uma gênia cheia de coragem. Se libertou da indecisão escolhendo o que sabe que cai melhor em si pra usar 5 vezes durante a semana. Escolheu a ‘cara’ que ela quer ter no escritório e confiou. Há 3 anos! É bastante tempo pra ver que foi uma iniciativa verdadeira. Invejei sua capacidade de organização e desejei fazer o mesmo por aqui. Além disso, pensei em como ela deve economizar ou, pelo menos, só gastar dinheiro com roupas que vai usar pra momentos de lazer ou viagem. Me pareceu uma linda estratégia contra o desperdício – de dinheiro e tempo, convenhamos.

58663da8791d0f98622dceb5924d9cfd

Pensando com meus botões me liguei que eu não ia conseguir ser tão prática e sair de casa todo dia de semana igualzinha. Mas pensei que poderia facilitar e muito meu dia a dia se, ao menos, separasse as roupas de trabalho das roupas de fim de semana. Se pensasse num estilo de roupa pra usar no verão e no inverno em dias de trabalho (porque vamos combinar, aqui no Rio não dá pra entrar em calça de novembro a março). Pensei nas cores que mais gosto e que são mais fáceis de combinar entre si sem dramas. Pensei nos sapatos que facilitam e são peças-chave pra finalizar o look. Deixar tudo junto e ready to go tem ajudado bastante na hora de me arrumar. Também tenho peças que são pra um dia ‘livre’, quando quero me colorir mais ou variar um pouco. Vestidos e saias que já sei que funcionam com certas peças.

Confesso que a vida está muito mais prática e o desejo consumista foi lá pra baixo. Nunca gostei muito de usar uniforme no colégio, não tanto por ter que usar as mesmas peças sempre, e sim pelas restrições que faziam a sapatos e cores de casacos, estilos de calça, etc. Coisas que acho que dão a bossa no look no fim das contas.

O recado que fica é que Matilda queria facilitar sua vida e acabou que tá ajudando muitas mulheres a ficarem mais tranquilas no dia a dia e economizarem bastante tempo antes de sair de casa. Obrigada, Matilda!

 

Deixe um comentário

