Além do mar, além da praia…

Um dia lindo no Rio

Fiz um roteiro bem gostoso pra curtir um dia de arte, comida boa e tranquilidade pelo Rio. Saiu na última edição da revista digital A Lagarta.

feira

Nada como começar o dia tomando aquele café da manhã, e quando a gente senta no Maya Café, numa rua super charmosa em Laranjeiras, não dá mais vontade de levantar. O cardápio reúne sucos, sanduíches, bolos, bruschettas e até pães fresquinhos da casa. É o tipo de café que eu vou e penso: “hum, queria ter um negócio assim”! No sábado, a gente ainda pode dar um pulo na feira da General, ali em frente, e garantir frutas e flores frescas pra casa, temperos variados, ouvir um chorinho e matar a sede com água de coco. Ah, e claro, fazer uns cliques.

maya

Com a alma bem alimentada e colorida, a gente vai sentido Túnel Rebouças e chega na Gávea (pra mim, o bairro mais tranquilo do Rio). É ali que fica o casarão chamado Instituto Moreira Salles, antiga residência que hoje é centro cultural dos bons, com direito a três salas de exposições, café e cinema. O projeto arquitetônico de Olavo Redig de Campos casou perfeitamente com o paisagismo de Burle Marx, e andar por ali é querer tirar uma foto a cada passo, querer olhar o céu e a natureza e perder a hora entre uma exibição e outra!

aL-Rio-roteiro-rio

Bateu a fome? A pedida é ir pra Botafogo, onde acabou de inaugurar o Naturalie Bistrô, restaurante charmoso que traz pra cidade um cardápio todo vegetariano e bem pensado, com alimentos orgânicos e superfoods que ajudam a gente a ficar mais saudável e em forma. Vale levar de lembrança a granola da casa, uma delícia. Ah, a chef de lá acabou de voltar de Nova Iorque, onde estudou na mesma escola de gastronomia que a musa das receitas saudáveis e inteligentes, Bela Gil. Ou seja, qualidade aprovadíssima!

naturalie

Novamente bem alimentada, é hora de ver mais arte e mais arquitetura de tirar o fôlego. A pedida então é ir na Casa Daros, que sempre tem na programação uma ótima mostra de arte contemporânea. Um momento de descanso no pátio observando as palmeiras e a vida que passa é essencial. Vale tomar um drink no Mira, restaurante da casa que também é de deixar qualquer um salivando com seu menu.

daros

O dia tá rendendo e o pôr do sol promete? Partiu mureta da Urca, que fica ali pertinho da Daros e tem um dos visuais mais incríveis da cidade. Além da Gávea, a Urca é um recanto lúdico do Rio, com a vantagem de ter a vista pro Cristo Redentor, pra Baía de Guanabara e também pra Niterói. Sentar ali na mureta e beber uma cerveja é de lei, esteja você com uma turma de amigos ou com seu amor. Papo vai, papo vem, o dia vira noite e você tem a sensação de ter vivido o melhor do Rio em algumas horas.

urca

Fotos: Luiza Chataignier

Endereços:

Maya café: Rua Professor Ortiz Monteiro, 15, Laranjeiras.

Instituto Moreira Salles: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Naturalie bistrô: Rua Visconde de Caravelas, 11, Botafogo.

Casa Daros: Rua General Severiano, 159, Botafogo.

Bar Urca: Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s