world press photo

A Caixa Cultural, no Rio, é palco da exposição World Press Photo 2015. Nossa chance de ver retratos e séries fotográficas que mostram um pouco como foi o ano passado e o que tem acontecido pelo mundo. Tirei um tempo pra passar lá hoje e adorei. 

Vemos muitos retratos de pessoas e situações que nunca estiveram tão perto de nós, como os conflitos políticos e étnicos da Russia e do Oriente Medio, a poluição e censura na China, algumas curiosidades da natureza pelo mundo. A única foto no Brasil é a do Messi encarando desolado a Taça do Mundo no Maracanã. Achei sádico, hehe.

  
Uma das minhas fotos preferidas é essa aí em cima, que mostra uma escola pra “waria” – transgêneros femininos na Indonesia. Elas, que são marginalizadas pela sociedade, têm a chance de estudar o Islamismo, conhecer os estudos sobre transgêneros e fazer a leitura do alcorão. 

 

Outra foto marcante é a que ganhou o prêmio principal do World Press Photo 2015, e mostra um casal gay masculino num momento de intimidade reclusa na Russia, onde a repressão aos homossexuais vem crescendo. Tem poesia, cumplicidade e um certo desespero. 

se quiser conferir de perto, a mostra fica em cartaz até dia 21/6 na caixa cultural, no centro do rio. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s