a pasta de dente e o medo do simples

Outro dia, antes de dormir, vi um post da página da Bela Gil indicando a cúrcuma como um ingrediente que pode ser usado no lugar da pasta de dente pra fazer a escovação diária. Achei curioso e interessante. Pensei em um dia testar. Acontece que Bela se meteu numa polêmica digital com dentistas e outras pessoas que acharam irresponsabilidade dela dar essa dica… Bom, aqui vai meu relato pessoal sobre toda essa história.

11705373_514044602083509_3475821382722550874_n

Há 6 meses venho usando pasta de dente sem fluor, uma mudança trazida pelo meu namorado, que mora nos EUA e quando foi me visitar no Brasil fez questão de levar um mega tubo da pasta Tom’s of Maine (que em seu site, aliás, explica tudo que vai em sua composição), porque ele sabia que no Rio era difícil achar um produto assim. Eu nunca tinha ouvido falar que existia uma pasta de dente sem flúor, mas li um pouco sobre o porquê das pessoas evitarem esse elemento e me rendi à novidade, feliz de ter aprendido algo importante e saber que existia essa possibilidade, que não estava rendida a ‘engolir’ algo que pode ser bem nocivo a saúde diariamente sem estar consciente disso.

Mas parece que muita gente, em vez de pensar/questionar “nossa, existe uma solução NATURAL pra cuidar dos dentes, não preciso mais ser completamente dependente de um produto farmacêutico que usa diversos elementos em sua composição que eu nem imagino o que são”, odiou a sugestão da Bela e criticou com todas as forças a moça – que é conhecida por militar pela alimentação natural – estar dando esta dica em sua página no Facebook. Ok, se você se entope de açúcar refinado, carnes, industrializados, talvez a cúrcuma seja muito leve pra limpar sua boca… mas pra quem tem uma alimentação leve e saudável pode ser o suficiente.

626576404d83a66874cee68e9b2766f7

Gente, por quê tanto medo, tanto ódio? Parece que quando alguém demonstra que existem soluções mais simples do que a gente foi educado a acreditar o mundo desaba e tudo está perdido. Já ouviu falar de No Poo, Low Poo? São mulheres de cabelos cacheados que cansaram de testar produtos químicos que prometiam maravilhas mas não resolviam suas questões capilares, e foram investigar o que estava por trás das fórmulas de shampoos e cremes, muitos deles vendidos a preços bastante salgados.

Elas descobriram que diversos desses produtos têm em sua composição elementos tremendamente danosos aos fios cacheados, e que sim, a solução pra deixar os cachos hidratados e livres pode estar em não usar shampoo, ou usar poucas vezes e observando os ingredientes da sua composição. E muitas vezes os produtos mais indicados e com melhores resultados são os mais baratinhos da farmácia. Isso é inteligência, isso é uma revolução, é questionar as empresas que dominam o mercado e ter o poder de saber o que se está comprando, usando, colocando na cabeça.

4c17c2a0aaf295a24b58e88abde5725e

Não estou falando pra todo mundo sair escovando os dentes com a tal cúrcuma e nunca mais voltar ao dentista. Claro que não! tire suas dúvidas, leia, questione, troque ideias… mas não rebata a sugestão dela com ódio e sentimento de “quem é você pra falar sobre isso?”. Por quê não procurar saber mais sobre os tais malefícios do flúor (usado em grandes quantidades), procurar saber onde encontrar pasta de dente sem esse elemento, se questionar por quê no Brasil ainda é difícil achar esse produto no mercado… que tal refletir um pouquinho mais sobre produtos que parecem tão simples e confiáveis mas, na verdade, você não sabe o por quê de estar usando, do que é feito, como é feito?

Já vimos pessoas serem queimadas na fogueira por se conectarem com a natureza, os elementos, o poder da astrologia… em nome da razão, que transformou o mundo nessa coisa linda, limpa, livre e igualitária que é a nossa sociedade. Algumas pessoas cansaram de ver tanta coisa errada, desigualdade e opressão e pra não ficar de braços cruzados estão tentando mudar, ir além e incentivar os outros a fazer o mesmo… pense nisso antes de julgar.

2 comentários sobre “a pasta de dente e o medo do simples

  1. Oi Mari,
    Nossa, gostei muito do seu post e concordo com tudo o que você escreveu. Nunca testei uma pasta sem flúor mas já andei pesquisando sobre pastas que tem fórmulas naturais, isso existe muito aí fora. Acho que tem todo sentido esse movimento, que pra mim não é uma tendência, é uma escolha. Venho há alguns meses buscando pra tudo na minha vida, essa forma mais natural, mais simples de viver e acho que isso se reflete na alimentação, no cuidado com a beleza, enfim, em tudo que faz você ser quem é. E concordo plenamente que as pessoas estão muito agressivas quanto a decisões como essa. É engraçado que nunca fui tão criticada como agora. Mas como disse antes, é uma escolha minha. Tem todo sentido pra mim cuidar da natureza e do que ela me deu, ou seja, meu corpo, minha casa, minha comunidade.
    https://esoumhobby.wordpress.com/

Deixe um comentário

