Stella, a metamorfose ambulante

(Vou ser sincera, era pra eu ter escrito este post há dois meses. Só que por vários motivos ~errados~ eu fui deixando na gaveta. Agora a exposição acaba em duas semanas. Mas antes tarde do que mais tarde!)

Frank Stella sempre foi, pra mim, o cara que ~brincou~ com a pintura de uma maneira bem inteligente e ousada. Pra quem não sabe, ele ganhou destaque na virada da década de 50 pra 60 com suas Black Paintings, transformando o universo do expressionismo abstrato e se tornando um dos marcos inaugurais do minimalismo.

IMG_6023

A retrospectiva no novo Whitney nos permite ver os trabalhos desde essa época, e como Frank, esperto que só, foi se reinventando a cada série, muitas vezes desdizendo aquilo que já tinha sido sua teoria. Sim, porque depois de fazer algumas obras-primas do minimalismo, Stella surpreendeu com o uso de inúmeras cores, trabalhos em escalas monumentais, pinturas feitas em superfícies de alumínio (essa abaixo me lembrou muito a estética do graffiti). Ele se recusa a seguir uma linha específica, desafiando o mercado e os críticos.

IMG_6036

Vá com tempo e aprecie a exposição todinha, porque é a chance ficar cara a cara com um pedaço muito estimulante da história da arte. Os andares do museu estão recheados com pinturas, esculturas (aliás, a pergunta ‘isso é uma pintura ou uma escultura?’ muitas vezes vem à tona), gravuras, trabalhos em relevo, além de estudos em desenho. O passeio por lá é uma delícia, algumas das galerias têm janelas que dão pro Rio Hudson, enchendo de luz natural o Museu.

IMG_6031

É arte ‘fria’, é arte ‘quente’, é minimalista, é Carnaval. Tem-se um pouco de tudo na trajetória de um dos artistas plásticos mais importantes (e vivos) dos EUA. É bom pra treinar o olhar, ler e ouvir o que o artista tem a dizer e, claro… abrir a cabeça.

IMG_6052

Por isso, se estiver em NY até 7 de fevereiro, simplesmente vá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s