A arte de Mickalene Thomas

Mickalene estudou arte no Pratt Institute e em Yale, e é fortemente inspirada pelos gêneros clássicos da pintura de retrato, paisagem e natureza morta. O pintor Manet e o fotógrafo Malick Sidibé são algumas da suas influências. Juntando tudo isso à sua herança da cultura negra ela retrata mulheres fortes e fala de ideais de beleza, emponderamento, feminilidade, essência, transgressão.

Sleep-DeuxFemmesNoires1

Além de produzir pinturas e colagens, Mickalene também é amante da fotografia, e claro, com as mulheres negras como objeto de observação das suas lentes. Ela cresceu vendo a mãe, modelo, participar de desfiles e começou a criar sua estética fotográfica a partir daí. E é isso que podemos em Muse: Mickalene Thomas Photographs, até março na Fundação Aperture, em NY.

Mickalene_MIC_Muse_x633

Nessa série de trabalhos podemos nos encantar com o universo kitsch – cheio de fascinação e, por que não?, elegância -, representando mulheres que são fortes e cheias de beleza real, mas que não têm o ‘ideal de beleza’ preferido pela mídia e a publicidade. Até quando?

Screen Shot 2016-02-18 at 5.00.32 PM

Não pude conferir ao vivo, mas pelas fotos vemos que a exposição reúne fotografias em larga escala e até reproduz alguns dos ambientes usados/criados para os trabalhos da artista.

030813-solange

Curiosidade pop: é dela também a foto do álbum True, da musa Solange Knowles.

dam-images-art-2012-mickalene-thomas-mickalene-thomas-01-portrait-h670

Aqui dá para ver o livro feito sobre a exibição e neste outro link dá pra ler uma entrevista bacana pra Interview Magazine, sobre uma outra série de trabalho exibida em 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s